terça-feira, 8 de setembro de 2020

SETEMBRO AMARELO

 O que é o Setembro Amarelo?

É uma campanha desenvolvida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV). O objetivo é conscientizar pessoas sobre o suicídio. O mês de setembro foi escolhido porque 10 de setembro é o "Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio". Mas a campanha contra o suicídio dura todo o ano.

Mas por que foi criada uma campanha?

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), na época, o Brasil ocupava o oitavo lugar em casos de suicido, superando, por exemplo, as pessoas vitimadas por câncer, por exemplo.

Com isso, foi criado o "Setembro Amarelo", com o intuito de diminuir a ocorrência de suicídios, principalmente entre os jovens, que ocupam grande parte dos casos de suicido no País.

Por que é importante falarmos sobre a prevenção do suicídio?

Na maioria dos casos, a pessoa toma essa atitude por não ter recebido a ajuda necessária, um gesto de atenção ou de solidariedade. Falar sobre a prevenção do suicido alerta não só quem está pensando em cometer tal ato, mas também outras pessoas, para que as mesmas ajudem quem esteja em uma situação de depressão ou angústia. Depressão, angústia e tristeza intensa são sintomas de alerta.




Peça ajuda!

Se você perceber que seu colega está andando meio triste, ou que ele esteja apresentando algum dos sintomas mencionados acima, converse com ele. Às vezes, palavras e gestos curam mais que remédios.

Caso você sinta a necessidade de falar com alguém, procure um amigo para desabafar. Ou  também pode ligar, gratuitamente, para o CVV no número 188, e conversar com um voluntário.

E não se esqueça:  os momentos difíceis também passam.

Por Gabrielle Souza, Guilherme César e Kevin Roberto – 2º Ano C.

Ilustração: Caleo Basílio - 2º Ano A

Equipe Shinquichi Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2021: Ano Novo de Esperanças e Desejos

O último dia do ano chegou e, com ele, reflexões, balanços, retrospectivas, desejos, planos. E esperanças de um 2021 de realizações e com re...