sexta-feira, 13 de novembro de 2020

ELEIÇÕES: CADA VOTO É IMPORTANTE

 As seções eleitorais estarão abertas das 7h às 17h

As eleições municipais do próximo domingo, 15 de novembro, acontecerão em 5.570 cidades. Os eleitores poderão escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Ao todo, serão 67,8 mil cargos públicos eletivos. Os eleitos assumirão seus mandatos em 1º de janeiro de 2021 e permanecem no cargo até 31 de janeiro de 2024.

Existem 133.377.663 eleitores para os quais o voto é obrigatório e outros 14.538.651 estão na categoria de eleitores para os quais o voto é facultativo. Na categoria entre os não obrigados a comparecer a uma das seções eleitores estão os jovens com idades entre 16 e 18 anos incompletos e os idosos com mais de 70 anos, segundo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



Mesmo não sendo obrigatória, muitos jovens vão às urnas, pois acreditam que é importante participar desse processo. “Neste ano de 2020, muitos jovens vão votar pela primeira vez, e apesar de a maioria não considerar importante, cada voto importa. Um exemplo muito bom e válido é a eleição 2020 dos EUA, onde a maioria dos jovens resolveu votar para mudar a situação daquele país e reivindicar seus direitos (observação, nos EUA não é obrigatório votar). E com esses votos, vemos resultados muito positivos pois a maioria se manifestou nas redes sociais com palavras positivas e de felicidade quando Joe Biden venceu a eleição, porque eles acreditam que assim o país mudará para um governo melhor. Por isso, nós jovens devemos considerar o poder do voto, estudar os candidatos e votar com responsabilidade, pois lá na frente, veremos resultados positivos e veremos que nós também importamos para este País”, comenta Letícia Silva Moreira, aluno do 3º Ano do Ensino Médio, e que votará pela primeira vez.


MEDIDAS DE SEGURANÇA

Por causa da pandemia de Covid19, neste ano as seções eleitorais estarão abertas das 7h às 17h. Também por conta da doença, a Justiça Eleitoral ampliou em uma hora o horário de votação, com foco na segurança dos eleitores, a fim de diminuir e evitar aglomerações nas zonas eleitorais. O período entre 7h e 10h será preferencial para os idosos.




E também pensando na segurança dos eleitores, medidas sanitárias foram tomadas com o objetivo de minimizar os riscos de transmissão de Covid-19 durante os dias de votação — 15 e 29 de novembro, em caso de segundo turno. O uso de máscara é obrigatório para todos os indivíduos nas seções eleitorais e, segundo o TSE, pessoas que estejam com febre ou tenham sido diagnosticadas com a doença, nos 14 dias anteriores à data da votação, não devem comparecer e poderão justificar sua ausência.

Confira as principais medidas:



Por Equipe Shinquichi Informa

Colaboração: Letícia Silva Moreira, 3º Ano A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2021: Ano Novo de Esperanças e Desejos

O último dia do ano chegou e, com ele, reflexões, balanços, retrospectivas, desejos, planos. E esperanças de um 2021 de realizações e com re...