CEL Dom Pedro I oferece cursos de Alemão, Espanhol, Japonês e Inglês
O Centro de Estudo de Línguas (CEL) Dom Pedro I, no centro de São Miguel, inscreve até 20 de dezembro, para seus cursos de Alemão, Espanhol, Japonês e Inglês (esse último apenas para os alunos que já estejam no Ensino Médio). Alguns desses cursos acontecem durante a semana e outros com aulas também aos sábados. Entre os requisitos básicos, o aluno precisa estar matriculado na Rede Estadual de Educação e cursar no mínimo o 7º Ano do Ensino Fundamental. E o melhor: os cursos são totalmente gratuitos.
Conhecimentos de Informática e de uma língua estrangeira continuam
sendo requisitos importantes em alguns processos seletivos, e que ajudam a
aumentar as chances dos candidatos a conseguir vagas oferecidas no mercado de
trabalho.
Para o aluno Heitor Rolim, aluno do 2º Ano do Ensino Médio aulas dinâmicas,
professores atenciosos e turmas pequenas, são diferenciais importantes do CEL
Dom Pedro I. “Eu conheci o CEL em janeiro de 2019. Me inscrevi no curso de inglês,
que fiz em paralelo com o primeiro ano do Ensino Médio. O curso teve duração de
um ano, e superou minhas expectativas: as aulas são dinâmicas, com diversos
exercícios para treinar a língua e criar uma interação entre a turma. Além dos
professores, que são super atenciosos e amigáveis. Uma das maiores vantagens do
CEL são as turmas pequenas, o que permite que os professores trabalhem melhor
com seus alunos”, contou Heitor, informando que atualmente faz os cursos de
Espanhol e Francês, que por conta da pandemia estão sendo feitos em EAD (Estudo
a Distância), sem perder a qualidade. “Sei que esses cursos me trarão frutos
mais pra frente, principalmente quando for procurar um emprego. Três idiomas no
currículo: vão me dar uma boa vantagem sobre outros candidatos”, completou.
“O CEL me proporcionou um
ensino de qualidade de forma gratuita. Durante minha jornada como estudante,
sempre me interessei em aprender uma língua nova com auxílio de professores
capacitados. Porém, devido aos preços exorbitantes de cursos pagos, isso não me
foi possível durante grande parte da minha infância. Conheci o CEL por meio de
uma professora da escola em que estudava. Alguns meses depois fiz a inscrição e
permaneço atualmente como estudante da Língua Espanhola. O conhecimento que
adquiri durante esse período é incrível. Além de aprender uma língua nova, algo
que eu queria, me aproximei de uma cultura distante da minha, algo muito
interessante. No geral, sou grata ao CEL por proporcionar um ensino de
qualidade de forma gratuita para todos os estudantes da rede pública como eu”,
destacou a aluna Vitória Caroline dos Passos, aluna do 1º Ano do Ensino Médio.
Em 2014, Amanda se formou após seis estágios, e em 2015
continuou na escola como estagiária. Voltando em 2019, mas já cursando os
últimos semestres do curso de Letras Português/ Espanhol. “Com isso, tive a
proposta de seguir como professora no ano seguinte (2020), e aceitei sem
dúvidas de que seria a minha melhor decisão. Consegui o cargo sem ainda estar
formada, mas com uma bagagem na escola que desde o início me proporcionou
grandes momentos, e mudou completamente meu futuro. Além disso, como ex-aluna,
tinha a certeza de que estaria entrando em um time de bons profissionais que
poderiam me ensinar ainda mais a ser uma professora a altura”, disse a
professora, explicando que por causa da pandemia do Covid19, muitas barreiras
foram impostas, mas sem parar o trabalho, que continuou com as aulas remotas,
tentando melhorar todos os dias, e alcançar os alunos, mesmo com a falta de
recurso.
A propaganda “boca a boca” feita por amigos que já frequentavam
as aulas do CEL Dom Pedro I foi a maneira como a aluna Kimberly Mariah Bastos
Carrijo, do 2º Ano do Ensino Médio, conheceu o Centro de Línguas. “Fiquei interessada na
variedade de línguas, em algumas que eu já tinha certa vontade em fazer e por
ser perto do local onde moro. Tive de esperar por um pequeno período de tempo
pelas novas vagas, mas após isso, mesmo durante a pandemia, consegui realizar
minha inscrição no curso de francês. E no momento, estou realizando o curso por
EAD, mas ao fim da pandemia, as aulas voltarão ao modo presencial, como
anteriormente”.
ABRINDO PORTAS DO MUNDO
"O CEL (que é com L mas poderia muito bem ser com U, pela
vastidão que te proporciona) mudou demais minha vida. Me permitiu conhecer
pessoas incríveis, ter experiências maravilhosas e ser uma grande propagadora
desse Centro de Estudos de Línguas, pois, se me expandiu de maneiras
descomunais, pode ter o mesmo efeito sobre a vida de outras pessoas. Em 2012,
comecei a estudar Espanhol no CEL Dom Pedro I. As aulas eram ministradas pela
extraordinária professora Neuma Moraes (que mais tarde se tornou uma grande
amiga!). As aulas eram deveras interativas. Os livros (todos fornecidos pela
escola) eram maravilhosos e traziam uma amplitude de informações culturais
sobre os países que tinham o espanhol como idioma. E isso nos permitia sonhar.
E foi sonhando através desses livros que em 2014 eu tive a oportunidade de
alçar meu voo ainda estando no CEL: em abril de 2014, participei do II Prêmio de Intercâmbio e acabei sendo
contemplada com uma bolsa de estudos na Espanha. Eram duas provas: uma prova de
20 questões alternativas e uma prova dissertativa. Além disso, eu precisava ter
boas notas no ensino regular (sim, eu precisava ter um boletim azulzinho para
que se fizesse 110% conseguir essa viagem). Estudaria em Madrid durante 21 dias
com absolutamente tudo custeado pelo Governo: acomodação, escola, alimentação.
O plano inicial era que eu embarcasse em julho do mesmo ano, mas como Brasil
estava sediando a Copa do Mundo, foi mais confortável deixar a viagem para
dezembro (e acreditem: não poderiam ter escolhido melhor). Em novembro – mais
precisamente, no dia 27, que era meu aniversário de 16 anos-, juntei todo o meu
medo, meu passaporte e minha mala e fiquei em um hotel em Guarulhos, recebendo
orientações sobre situações hipotéticas que poderiam vir a acontecer. Era importante
demais receber esses direcionamentos porque erámos menores de idade num país
bem diferente do nosso. Chegando a Madrid, não tive como não segurar as
lágrimas. A cidade estava toda em clima natalino, com pisca-pisca em todas as
árvores, semáforos, lojas... Tudo. Tudo era de uma beleza, que mesmo oito anos
depois, ainda não sou capaz de conseguir descrever. Fiquei morando em uma casa
com intercambistas de outros países, que também era minha sala de aula. O o que
me permitiu conhecer muito mais do que a Espanha”, descreve a ex-aluna Mariana
Geraldo, hoje com 20 anos, e que na época estudava na EE Shinquichi Agari.
Mariana durante visita ao Estádio do Real Madri, clube de futebol da elite espanhola |
Outra ex-aluna da EE Shinqichi Agari que frequentou o CEL Dom Pedro I, foi a hoje estudante de Psicologia, Giovanna Dedone, 20 anos. “Foi graças ao CEL que descobri meu lado francófono. Ou melhor: meu lado linguístico e minha paixão por idiomas. Me recordo de acordar aos sábados de manhãzinha e poder viajar o mundo sem sair de São Miguel Paulista. Quando eventualmente passo na frente do Pedrão (vulgo Dom Pedro) automaticamente me recordo de quando era bem mais nova: formatura das classes de línguas, o auge dos meus 15 ou 16 aninhos e meus pés usando scarpins amarelos em contraste com a beca. O CEL foi o lugar em que meus sonhos saíam do papel e da mente. Inclusive, foi lá que comecei aspirar metas que me acompanham até hoje, depois de cinco ou seis anos. Tenho inúmeras lembranças da minha classe, das risadas, das amizades e do carinho que nós tínhamos uns com os outros. O CEL foi meu projeto piloto super necessário pra que eu pudesse me descobrir. Saudades imensas. E esse fato continua sendo incrível pra mim. Tive oportunidade de ser monitora da minha própria professora, auxiliando as classes que vieram após minha formatura (e foi aí que percebi que meu lance mesmo era lecionar) e hoje percebo o quão isso foi importante para o meu crescimento”, revelou Giovanna.
Giovanna e Mariana na formatura do CEL |
Equipe Shinquichi Informa
Colaboração Heitor Rolim e Kimberly Mariah Bastos Carrijo (2º Ano B)
Fotos Arquivo Pessoal
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